segunda-feira, 4 de abril de 2016

O que é Índice Glicêmico?

Índice glicêmico (IG) é um marcador que tem o objetivo de classificar o carboidrato quanto à sua habilidade em aumentar os níveis de glicose (açúcar) no sangue em comparação com um alimento padrão.

Os alimentos fontes de carboidrato são subdivididos em baixo índice glicêmico (abaixo de 55), intermediário (entre 55 e 70) e de alto IG (acima de 70).

Afinal, qual a importância de saber o IG do alimento?
Os carboidratos de alto IG são digeridos e absorvidos mais rapidamente, o que causa uma elevação nos níveis de glicose, aumentando a secreção de insulina, sobrecarregando o pâncreas e levando à formação de gordura localizada. Já os carboidratos de IG têm uma digestão e absorção elevando aos poucos a glicose na corrente sanguínea, desta forma, mantém baixos os níveis de insulina, o que é ideal para nosso organismo permanecer saudável.

A insulina é um hormônio responsável por colocar as moléculas de açúcar dentro das nossas células para formação de energia. Se há um excesso de insulina na corrente sanguínea, consequentemente, maior quantidade de açúcar dentro das células, este excesso de açúcar se transforma em triglicérides, aumentando a gordura no organismo.

Alguns fatores podem influenciar no IG do alimento, tais como: conteúdo de fibra, forma de preparo, tempo de ingestão.

O controle do IG dos alimentos é muito utilizado no tratamento de indivíduos com diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, na perda de peso e no plano alimentar de desportistas.
Lembrando sempre que este ajuste na alimentação é individual e deve ser realizado por um nutricionista.

Abaixo seguem valores de IG de alguns alimentos:

ALIMENTO
ÍNDICE GLICÊMICO
Arroz branco
81
Arroz integral
79
Aveia
78
Batata doce
77
Batata assada
121
Batata frita
107
Inhame
73
Mingau de aveia
77
Pão de trigo
99
Sopa de tomate
54
Soja
18
Abóbora
75
Cereja
32
Maçã
54
Suco de maçã
58
Laranja
63
Leite integral
39
Leite desnatado
46
Sorvete
87
Beterraba
91
Cenoura
70
Lentilha
36
Feijão cozido
69

Nenhum comentário:

Postar um comentário