segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dieta vegetariana

Vários motivos levam as pessoas a seguirem dietas que restringem alimentos de origem animal. No entanto, independente da razão, deve-se ter muita atenção ao consumo de nutriente, calorias ingeridas, a fim de evitar, deficiência, desnutrição, anemia, entre outros.


Primeiro, vamos entender a nomenclatura:
O indivíduo que segue a dieta vegetariana pode ser classificado de acordo com o consumo de subprodutos animais (ovos e laticínios):
  • Ovolactovegetariano é o vegetariano que utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação.
  • Lactovegetariano é o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios.
  • Ovovegetariano é o vegetariano que não utiliza laticínios mas consome ovos.
  • Vegetariano estrito é o vegetariano que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. É também conhecido como vegetariano puro.
  • Vegano é o indivíduo vegetariano estrito que recusa o uso de componentes animais não alimentícios, como vestimentas de couro, lã e seda, assim como produtos testados em animais.

Entre os benefícios da dieta vegetariana, estão: redução dos níveis séricos de colesterol, redução de risco e prevalência de doença cardiovascular, hipertensão arterial, diversos tipos de câncer e diabete tipo 2.

CUIDADO: A troca pode ser ruim se a dieta for mal planejada e/ou muito restrita, podendo contribuir para o surgimento de deficiências nutricionais. O problema principal está em atingir a necessidade de proteína sem a inclusão de carnes. Para tal é necessário uma combinação de inúmeras fontes.

DICA: Se quiser adotar a dieta vegetariana e ao mesmo tempo emagrecer deve evitar alimentos fritos, massas ou alimentos em geral com molhos gordurosos, doces gordurosos como bolos, tortas, cremes, chocolates, deve-se prestar atenção também para não exagerar na quantidade de carboidratos ingerida como pães, risotos, pizzas, massas em geral.

ATLETAS VEGETARIANOS? Sim! O atleta vegetariano perde peso com facilidade. Para manter o equilíbrio energético, é necessário um bom planejamento alimentar e fazer seis ou mais refeições por dia em quantidades moderadas. Se a alimentação não inclui leite e derivados ou ovos, é importante formar diferentes combinações de alimentos, incluindo maior quantidade de grãos integrais, principalmente a soja.

NÃO SE ESQUEÇA: DIETA VEGETARIANA APENAS COM ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL!

Mais informações em: Guia Alimenta de Dietas Vegetarianas em Adultos (2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário