segunda-feira, 30 de maio de 2016

O Poder da Mandioca

Escondidinho de carne seca na mandioca no Degraus Restaurante

A mandioca (Manihot esculenta crantz) é de origem brasileira (Amazônia) e já era cultivada por índios antes da chegada dos europeus. É conhecida por diferentes nomes em todo o país, como: mandioca de mesa, mandioca mansa, macaxeira e aipim.

Pode ser consumida cozida ou frita. Também pode ser utilizada na indústria, transformada em farinha, tapioca ou polvilho e utilizada principalmente em produtos de panificação. A farinha da mandioca é empregada em preparações de várias regiões do Brasil. A partir da mandioca, pode-se também, produzir a cachaça tiquira.

Em função do preço, o seu uso é bastante comum nas mesas dos brasileiros, podendo ser consumida em diversas receitas, tais como: escondidinho de carne seca, gratinado de mandioca, creme de mandioca com manga, bolo de mandioca, entre outros.

São registrados 26 variedades de mandioca para consumo humano. Como o cultivo desse legume é adaptado às mais diversas regiões, confere uma grande variação na composição nutricional e características sensoriais.

Entre os nutrientes encontrados na mandioca estão: amido, carboidrato não amido, fibras, proteínas, lipídios, além dos minerais: manganês, ferro, cobre, magnésio, cálcio, sódio, potássio e fósforo. Também podemos encontrar vitaminas A, B1, B2, B3 e C.

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, seu consumo é indicado principalmente para atletas, esportistas e até diabéticos. “DIABÉTICOS?” Sim. Lembrando que o diabético deve consumir todos os grupos alimentares e sempre com acompanhamento do nutricionista. Por ter índice glicêmico baixo, a glicose presente no alimento é liberada lentamente para a corrente sanguínea, evitando aqueles picos hiperglicêmicos comuns da doença.

Além das vitaminas e minerais, a mandioca contém um composto bioativo ou antioxidante, conhecido por cumarina. Ainda em estudo este composto apresenta efeitos protetores contra o câncer, envelhecimento e doenças cardiovasculares.

Boa escolha para este fim de semana com o(a) namorado(a). Aposte em uma receita deliciosa com esse legume super brasileiro.

Mais informações:

Embrapa mandioca e fruticultura

Tabela de Composição Química dos Alimentos - Guilherme Franco

CENI G.C., COLET R., PERUZZOLO M., et al. AVALIAÇÃO DE COMPONENTES NUTRICIONAIS DE CULTIVARES DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ). Alim. Nutr. Araraquara. v.20, n.1, p. 107-111, jan/mar 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário