segunda-feira, 6 de junho de 2016

A Época é de Pinhão

Degraus inclui o pinhão em suas receitas durante o inverno

O pinhão, fruto da Araucária ou Pinheiro Brasileiro, tão presente nas nossas festas juninas, pode ser facilmente cultivado em regiões de grandes altitudes, com temperatura anual entre 11,5 e 21°C. Sua distribuição comtempla os estados da região Sul do Brasil - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - e Argentina.

Este fruto é consumido desde períodos pré-históricos por nativos da região Sul, também em forma de farinha. Principalmente durante o inverno serviu como fonte de sobrevivência para diversas tribos. 

Disponível em feiras e mercados entre os meses de abril a agosto, o pinhão pode ser consumido cozido na água ou assado sobre a chapa do fogão à lenha. Nos demais meses do ano não é comum encontrá-lo, pois há poucos estudos sobre sua forma de conservação durante a estocagem.

Quanto às propriedades nutricionais, o fruto é considerado fonte de amido (carboidrato), fibras e de minerais, como cálcio, fósforo, cobre e magnésio, além de apresentar baixo índice glicêmico. Se comparado ao arroz e feijão, contém menos proteína e gordura. Compostos fenólicos também podem ser encontrados no pinhão, conferindo benefícios no tratamento de doenças crônico degenerativas. 

Além de ser uma ótima opção para comer sozinho, o pinhão pode fazer parte de receitas deliciosas como: salada de agrião e pinhão, risoto de pinhão, filé mignon com pinhão sauté, suflê de pinhão e arroz com pinhão.

Mas tenha cuidado com as quantidades consumidas, pois 100g de pinhão fornece aproximadamente 196 kcal. Com a consciência tranquila de uma alimentação equilibrada, aproveite este fruto tão saboroso.

Fonte:

POLET, J.P. Elaboração, análise físico-química e sensorial de pães de forma a partir de polpa de Pinhão (Araucaria angustifólia). Porto Alegre, 2014.

FRANCO, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos. 9ª ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário