segunda-feira, 13 de junho de 2016

Tudo que é integral é melhor?


Grão da Oryza sativa, o arroz é um alimento básico, consumido por diversos povos. Historiadores e cientistas apontam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz. Alguns autores colocam o Brasil como o primeiro país a cultivar esse cereal no continente americano. A prática da orizicultura no Brasil, de forma organizada e racional, aconteceu em meados do século XVIII e daquela época até a metade do século XIX, o país foi um grande exportador de arroz.

No Brasil, o consumo per capita do cereal é de 108g por dia, provendo 14% dos carboidratos, 10% das proteínas e 0,8% dos lipídios da dieta. Com esse cereal, tão consumido por nós, brasileiros, podemos preparar farinhas para bolos, mingaus e doces, além de bebidas, como aguardente e saquê. 

Existem vários tipos de arroz utilizados em diversas preparações, entre eles: arroz polido, parboilizado, integral e arbório.

O arroz branco, também conhecido como polido, é consumido refogado e cozido em água, comumente acompanhado do feijão. A principal forma de consumo do grão, o arroz branco polido, apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais. O arroz apresenta efeito positivo na prevenção de diversas doenças crônicas devido a diferentes constituintes, mas é deficiente em alguns nutrientes.

O arroz integral é o grão do qual se remove apenas a casca, permanecendo ainda com o farelo, fina película em que se encontra a maior parte dos nutrientes, localizada entre a casca e o grão de arroz. Esse tipo de arroz é mais nutritivo do que o branco, pois a presença do farelo atua como uma barreira à penetração de água. O que justifica também a demora no tempo de cozimento comparado ao arroz branco (aproximadamente 50 minutos).

Estudos comparando o arroz branco com arroz integral apresentam resultados bem parecidos quanto ao valor nutricional destes dois tipos de cereal. O arroz integral por sofrer menor processo de refinamento, ou seja, permanece com maior parte do grão, apresenta maiores quantidades de vitaminas A, B1, B2, B3, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico, B12 e vitamina C. Além de manter grande parte de minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. A quantidade de fibra presente no arroz integral pode chegar a ser cinco vezes maior comparado ao arroz branco.

Essa maior quantidade de fibra do arroz integral, o torna um alimento de baixo índice glicêmico que pode ser indicado para auxiliar na prevenção e/ou no controle do diabetes. Além disso, grãos com maior teor de minerais podem ser indicados para pessoas em risco nutricional por deficiência da ingestão desses micronutrientes. O arroz apresenta efeito positivo na prevenção de diversas doenças crônicas devido a diferentes constituintes. Devido à presença de fibras solúveis e insolúveis, o cereal integral aumenta o efeito de saciedade, bem como melhora do funcionamento do intestino.

Vale ressaltar que o arroz integral também possui quantidades de calorias superiores a do arroz branco, portanto, se consumido em excesso pode sobrecarregar sua dieta. Faça sempre a escolha mais saudável e bom apetite!

REFERÊNCIAS:

WALTER, Melissa; MARCHEZAN, Enio; AVILA, Luis Antonio de. Arroz: composição e características nutricionais. Cienc. Rural, Santa Maria , v. 38, n. 4, p. 1184-1192, Aug. 2008 . Available from . access on 14 June 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000400049.

Nenhum comentário:

Postar um comentário