segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Açúcar, essa delícia e seus disfarces

A obesidade parece ser o assunto do momento. Nunca se falou tanto em peso, emagrecimento, dietas, obesidade e sobrepeso. E realmente, este é o assunto/problema do momento.


A causa da obesidade é multifatorial, envolve aspectos biológicos, históricos, ecológicos, políticos, socioeconômicos, psicossociais e culturais. Pode ser diagnosticada pelo IMC (índice de massa corporal). Considerada uma doença - ou seja, não devemos tratar os obesos como preguiçosos - a obesidade acarreta uma série de alterações metabólicas, dificuldades respiratórias e do aparelho locomotor. Além de constituir fator de risco para diversas doenças, como: diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, dislipidemias e alguns tipos de câncer. 

Agora que sabemos que a causa da obesidade tem diversos fatores associados, podemos entender que a alimentação é um deles. E o açúcar EM EXCESSO pode estar sabotando sua alimentação. Quero deixar claro que não é só o açúcar que aumenta o peso, mas uma dieta quantitativa e qualitativamente inapropriada para o seu estilo de vida. Vale ressaltar que, nosso organismo precisa de açúcar/carboidrato para desempenhar diversas funções, tais como funções cerebrais (que dependem do carboidrato para serem realizadas). No entanto, devemos conhecer e escolher os alimentos que farão esse trabalho sem que prejudique outras funções do nosso corpo.

Com a necessidade de praticidade e rapidez, as pessoas aumentaram o consumo de produtos industrializados. Ok. Mas como em quase todos os meus post, alerto para o equilíbrio. Dá pra consumir industrializado? Sim, mas não deve ser a primeira opção, nem ser consumido com frequência. Vou apresentar pra vocês a quantidade de açúcar de alguns alimentos para que repensem quando for consumi-los.
  • Refrigerantes - 1 copo de 250ml - 2 colheres de sopa açúcar
  • Chocolates - 4 quadradinhos - 1 colher de sopa cheia açúcar
  • Biscoitos recheados - Cada unidade - 1 colher de sopa cheia açúcar
  • Leite condensado - 3 colheres de sopa - 1 colher de sopa cheia açúcar
  • Iogurte convencional - 1 pote pequeno - 2 a 3 colheres sopa açúcar
  • Creme de avelã - 2 colheres de sopa - 1 colher de sopa cheia açúcar
  • Ketchup - 1 sachê - 1 colher de sopa cheia açúcar
  • Cereal matinal - 1 xícara - 1 colher de sopa rasa açúcar
  • Achocolatado - 1 colher de sopa - ½ colher de sopa açúcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário