segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A alimentação da gestante

A gravidez é um momento único na vida da mulher, por esse motivo, muitas vezes, as gestantes acabam esquecendo-se da importância de seu peso no desenvolvimento da criança.

No caso de gestantes obesas, algumas estratégias são utilizadas por profissionais para reduzir os riscos de aborto, macrossomia fetal, diabetes gestacional, entre outras complicações. Estudos sugerem que a obesidade pré-gestacional aumenta significativamente o risco de morte neonatal. No entanto, este momento pode ser “um pouco tarde” para discutir este assunto, segundo pesquisadores australianos que publicaram um estudo sobre obesidade antes da gravidez.

Mais de 50% das mulheres apresentam excesso de peso ou obesidade no início de uma gestação. No entanto, a gravidez não é o momento adequado para perda de peso. O controle do peso deve iniciar-se antes da gestação, para isso, a gestação deveria ser planejada, no entanto, um terço delas não é.

A falta de recomendações sobre intervenções para perda de peso e estilo de vida antes da gravidez com o objetivo de melhorar resultados maternos e neonatais dificulta o trabalho dos profissionais. Portanto, é importante adquirir um hábito alimentar mais saudável independente da gestação, pois quando a mulher engravidar de forma planejada ou não, os riscos estarão significativamente reduzidos.

O consumo de uma alimentação equilibrada poderá não só manter a gestante saudável durante a gravidez, como abre o caminho para um trabalho de parto mais fácil, além de ajudar a estabelecer os alicerces essenciais para o crescimento saudável do seu filho.

Para um ganho de peso adequado durante a gravidez, consulte seu nutricionista.

Referências:
Black KI, Gordon A. Obesity before pregnancy: new evidence and future strategies. Med J Aust 2016; 205 (4): 152-154.

Sociedade Brasileira Nutrição Parenteral e Enteral. Terapia Nutricional na Gestação. 2011: 1 - 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário