segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A saudável comidinha da mamãe


Cada vez mais encontramos crianças e adolescentes com excesso de peso. Seja pela alimentação, pelo sedentarismo ou pela genética, essa realidade está dia mais perto de nós.
  
Embora os adolescentes adorem realizar suas refeições em fast foods, em frente ao computador ou vídeo game, essa não parece ser uma boa estratégia para manter uma boa alimentação, em termos quanti e qualitativos.

Um estudo conduzido no Brasil mostrou que realizar as refeições em família, aumentou e melhorou o consumo de verduras e legumes e reduziu o consumo de macarrão instantâneo entre meninas adolescentes da cidade de São Paulo.

O estudo avaliou alunas de 10 escolas técnicas por todas as regiões de São Paulo. Foram avaliadas 142 adolescentes através de sessões de educação física, seminários, workshops culinários e troca de mensagens pelo aplicativo Whatsapp. O estudo enfatizou a importância das refeições em família.

Os resultados foram muito interessantes. Foi possível observar maior consumo de verduras e legumes, escolha de alimentos com menor teor de gordura, além de uma redução no Índice de Massa Corporal e circunferência da cintura. As alunas que sofreram a intervenção apresentaram menos tempo de computadores nos finais de semana e atividades sedentárias. 

Realizar refeições em família pode trazer benefícios nutricionais e emocionais. 

Utilize estratégias para aproximar seus filhos durante as refeições. Assim você consegue conhecer seu hábito alimentar e, se possível, interferir, de modo que ele faça mudanças como aumento de frutas, legumes e verduras. 

Saiba se seu filho anda se alimentando em lanchonetes e quais suas preferências. Uma alternativa é preparar lanches parecidos (mais saudáveis) em casa. Deixar disponíveis legumes para incluir nas principais refeições. 

Faça mais: convide seus amigos para almoçar, jantar ou lanchar em casa. Desta forma, é possível melhorar a qualidade da alimentação e aproveitar mais o tempo com os adolescentes da casa. 

Ah! Isso tudo dá trabalho? Eu não tenho a menor dúvida. Tudo tem um preço. Quando ele for um adulto saudável, você entenderá o esforço que fez agora. 
Vamos lá! A hora de mudar é agora.

REFERÊNCIA:
Leme AC, Lubans DR, Guerra PH, Dewar D, Toassa EC, Philippi ST. Preventing obesity among Brazilian adolescent girls: Six-month outcomes of the Healthy Habits, Healthy Girls-Brazil school-based randomized controlled trial. Prev Med. 2016; 86:77-83.

Nenhum comentário:

Postar um comentário