segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Mamma mia! A completa culinária italiana


Não há quem rejeite um prato italiano. As massas e pizzas oriundas desta terra são verdadeiras tentações. Não é à toa que no filme “Comer, rezar, amar”, a parte da história do “comer” se passa na Itália.

O cardápio italiano tradicional é composto de uma série de preparações simples, que, somadas, compõem uma refeição bastante completa. Embora a culinária do país seja muito parecida, cada província tem características exclusivas.

Nas cidades da região de Lombardia, os ingredientes mais comuns são arroz, manteiga e queijo (gorgonzola é o mais famoso). O risoto de açafrão, bife à milanesa, ossobuco e panetone são provenientes dessa região, mais precisamente de Milão. Em Cremona são muito consumidos salame, mostarda e torrone. Já em Bérgamo, um prato bastante tradicional é a polenta servida com aves assadas.  Na região da Toscana produzem-se o melhor pão e o mais puro azeite virgem, bem como o vinho Chianti.  No sul da Itália, a presença de massas, tomates, berinjelas, peixes e porco dão nome de mediterrânea à região.

Os antipasti são aperitivos ou entradas leves servidas como a primeira preparação de uma refeição. O primo piatto (primeiro prato) pode ser composto de polenta, massa ou risoto. No secondo piatto (segundo prato) são servidos peixe, ave ou carne com legumes ou salada. 

Entre as preparações típicas estão:

Antipasti

Torrada de alho
Carpaccio alla gorgonzola
Azeitonas pretas e verdes
Canapé de fígado de galinha

Primo piatto

Espaguete com molho de vôngole 
Sopa de grão
Nhoque com açafrão
Risoto de camarão

Secondo piatto

Carne assada ao vinho
Frango assado
Costela de porco com alecrim
Bolinhos de carne com hortelã

Acompanhamento do Secondo Piatto

Salada de rúcula com tomate seco
Brócolis ao alho e óleo
Batata sauté
Salada quente de vagem

Sobremesa

Tiramissú
Torta de avelã com morangos e framboesas
Panetone recheado com sorvete
Bolo toscano

Agora que você conhece um pouco sobre essa deliciosa culinária, aproveite e saboreie as preparações italianas.

Buon apetito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário